Lesões e troca de treinador e modelo tático de jogo dificultam a vida do tricolor
A recente lesão de Oscar, na vitória contra o Corinthians pelo Brasileirão de 2025, é uma bomba atômica dentro do limitado elenco tricolor. O tempo de recuperação do meia está estimado em 4 a 8 semanas.
Oscar é o ÚNICO meia armador disponível no plantel.
Essa lesão é ainda mais impactante devido a troca de treinador: saiu Zubéldia e seu 4-2-3-1, com foco nos pontas e não necessariamente em um meia central e entrou Crespo, que já definiu o 3-5-2 como padrão tático principal. Realmente complicou.
Quando você olha para o elenco vê uma situação desesperadora, afinal, Oscar é definitivamente o único meia ofensivo disponível hoje no elenco. E não há reposição na base, muito menos busca por novo jogador do setor. O clube, inclusive, doou quase de graça Mateus Alves, meia, joia da base e substituto natural de Oscar.
O elenco não estava preparado para a troca de treinador. Foi montado para jogar com pontas: Ferreirinha, Ferreirão, Lucas, Lucca. Até Cedrik Soares pode ajudar como ponta construtor pela direita, ou seja, sempre dois titulares e dois reservas imediatos.
Na meia central nada. Há não ser que você utilize o inconstante e normalmente sem intensidade Rodriguinho, meia de bom trato com a bola, boa visão de jogo, mas que nunca conseguiu sequer uma sequência de jogos dentro do time.
Luciano pode, mas não deve ser opção
Tempos sombrios exigem medidas desesperadas e Crespo possui apenas 03 opções de ação
1- adicionar um terceiro volante no time e perder criação
2- incluir Rodriguinho entre os 11 e torcer para o cara vingar
3- atrasar Luciano para a meia
Dessas três opções creio que atrasar Luciano não será a escolhida. O atacante voltou ao seu melhor jogando mais avançado, como segundo atacante e mais perto do gol e viu seus números crescerem. São 02 gols e 02 assistências nos últimos dois jogos. O próprio jogador afirmou que se sente mais confortável jogando nesta posição, porém, reiterou sempre que joga até de lateral se o São Paulo Precisar.
O que deve acontecer realmente é a entrada de Alisson mais avançado. O jogador está longe da melhor forma física e técnica em 2025 e não entrou bem nos últimos jogos. Inclusive, errou diversos passes fáceis no último duelo contra o Corinthians. Nesta situação, creio que haverá uma rotação de posição constante entre ele e Marcos Antônio, com Bobadilha sendo o responsável pela primeira saída de bola.
Independente do que Crespo Decidir fazer, o São Paulo precisa pontuar contra o Juventude, rival direto contra o rebaixamento na próxima rodada do campeonato.
E aí, torcedor? O que você faria?


Deixe um comentário